sábado, 25 de agosto de 2007

Picos... LINDOS

Olá amigos...
Já lá vão 10 dias que voltei dos Picos da Europa, mas apenas agora venho escrever umas palavras sobre o que por lá passei.


A razão pela qual não escrevi mais cedo foi estar à espera das fotos da Lisi. Mas aconteceu um pequeno "desastre". As fotos que foram tiradas pelaa máquina dela (quase todas), perderam-se quando ela perdeu a máquina. Deve se estar super irritada com isso, porque já é a segunda vez que tal lhe acontece.


Ficam apenas as que tirei com o meu telemóvel, mas ficam na memória as imagens de montanhas que não sendo colossais, a mim me pareceram... colossais.


Entrei em Espanha bem de manhãzinha, depois de ter saído às 4... aqui o sol estava a nascer e foi uma acrobacia ter tirado esta foto em pleno andamento.


Já em Espanha, com o típico touro a provar, para os mais cépticos.
Esta foi uma merecida paragem a meio de uma fascinante autoestrada de alta montanha, com curvas fantásticas feitas a mais de 100km. UAU
Estas fotos foram tiradas durante a primeira caminhada. A partida foi dos lagos de Covadonga. Um início muito turístico, mas depois fica-se sozinho já em ambiente de montanha, por entre vales brutais de calcário, as nuvens bem lá em baixo, e o abrigo que nunca mais chega (Vegarredonda).

O abrigo finalmente chegou, mas como a tenda estava às costas, subimos mais um pouco até aos 1600m, e acampámos debaixo de um céu mais estrelado que nunca. O regresso foi na manhã seguinte, sempre por entre muitas, muitas vacas.


E da montanha não tenho mais fotos, infelizmente.
Outra caminha foi feita ao longo da garganta do rio Cares, como a Maria me aconselhou (obrigado), entre Poncebos e Caín, onde dormimos debaixo de uma chuva intensa e trovoada medonha.
A última, como não podia deixar de ser, foi para tentar ir à montanha mais alta, o Naranjo de Bulnes (ou pico Urriellu). A subida foi extenuosa, ao que não ajudou um nevoeiro cerrado constante, e ver passar um corpo numa maca transportada por uma equipa de resgate, vítima de um acidente na noite anterior devido a um relâmpago que atingiu um escalador.
Mas a descida é que acabou comigo. Decidimos regressar por um caminho diferente, passando pela aldeia de Bulnes. O resultado foi uma descida por caminhos de cabras (literalmente) de 4 horas, para voltarmos a subir durante 2 horas sem parar, com uma inclinação medonha, que me pôs a escorrer suor.
Mas no fim valeu tudo a pena. Ver o nascer do sol aos 2000m com o Pico mesmo ao nosso lado num nascer de sol surpreendentemente limpo. Vales verdes profundos. Veados selvagens. O silêncio. O facto de se ter conseguido. 2 horas depois estar-se a tomar banho no mar cantábrico e acampar na praia.
Valeu a pena.

Vejam como no transportávamos por lá. Ficavam todos a olhar para a mota que mais parecia uma mula de carga.

E claro que não podia faltar a bela da Cidra, num alpendre em Caín.
E cá estamos os dois, meio mortos, meio vivos, com a chuva a cair a potes.
A planear o dia seguinte no mapa.
Há muitos sítios para se ir neste Mundo, mas a este vale a pena regressar. Por ser como é. Por ser ali tão perto.

Até sempre Picos!


quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Picos da Europa



Hasta la Vista!


Finalmente, está tudo a prontos para is aos Picos da Europa. Havia já 3 ou 4 anos que tinha + ou - planeado lá ir, e parece que desta é de vez.


Amanhã, 6a feira, pelas 4 da matina, lá vou eu na minha (ou da famelga) XX (Honda CBR 1100 xx, para quem não entender), fazer cerca de 900km, até ao norte de Espanha, ao pé de Gijón, a norte de León.


Este maciço é partilhado pelas zonas de Léon, Astúrias e Cantábria, muito perto do mar e , pelo que sei, do melhor que há por estas zonas para nos iniciarmos ao montanhismo.

A escalada vai ser pouca. A opção de ir de mota limita um pouco o peso que levo, por isso apenas vou levar o arnês e pés de gato. Vamos lá a ver se dá para fazer alguma coisa.


A minha companheira de aventura vai ser a Lisi, a Norueguesa "malouca" que vai fazendo um interail a caminho de casa, e com quem me vou encontrar em Covadonga.

Darei notícias quando regressar. Até lá, boas aventuras e boas danças!!!

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Jack Johnson / Cocoon

Um bocado melancólico, mas uma das minhas favoritas neste momento. Disfrutem.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Andanças



Pois é, foi bom mas soube a pouco...


A edição do Andanças deste ano está mais organizada, mais fresca (água mais acessível), e variada e alegre como a conheci nos 3 anos anteriores. As fotos não são muitas. Foram a Patrícia que as tirou.


Obrigado pela companhia Ticha! É que se no ano anterior fui só com a minha mana Mara, este ano ainda foram a prima Filipa, a minha (querida) Mãe e a Patrícia. Acho que todas se divertiram muito, e não vão mais deixar de querer vir...
Mais umas danças acrescentadas ao espólio. Mais movimentos. Mais alegria :-)

No Poço Azul, paragem obrigatória no Andanças


As duas chatas


No Andanças não se dança só. Malabarismo com fogo.


Eu e a Ticha. Tã lindos, não estamos?